BLOG

Abióptica + Nofake: soluções digitais no combate à pirataria

Nossas redes sociais:

Temas abordados:

A Abiótica segue sua parceria com a Nofake para a proteção de marcas e combate à pirataria no setor óptico.

Você, como consumidor ou empresário, já foi prejudicado pela pirataria física ou pirataria digital

Atualmente, empresas e consumidores têm sido prejudicados por muitos produtos falsos, desde a cópia barata de um produto vendido por camelôs até a embalagem imitada por um concorrente.

Os dados comprovam esse cenário. Em 2020, o Brasil perdeu cerca de R$ 287 bilhões para o comércio ilegal, segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP).

O valor representa a soma das perdas registradas por 15 setores industriais e a estimativa dos impostos que deixaram de ser arrecadados no país. Fato é que construir a integridade da marca envolve não só reputação, mas também receita. 

Nesse sentido, a proteção de marcas, ou Brand Protection, dos produtos falsos do segmento óptico é realizada pela Associação Brasileira da Indústria Óptica.

Atualmente, a entidade representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados marcas e grifes comercializadas no país.

Na prática, o órgão tem como propósito a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.

Neste blog, você irá conhecer sobre a trajetória da Abióptica no combate à pirataria e como as soluções digitais têm sido utilizadas para identificar e interditar estabelecimentos que comprovadamente vendem produtos falsificados.

Iremos começar agora.

O cenário do mercado ilegal de comercialização de produtos falsos e contrabandeados

Em 2021, com a retomada da economia após a crise sanitária de Covid-19, a quantidade de produtos piratas cresceu e chegou à marca de 2,6 bilhões de mercadorias apreendidas em todo o país, somente no primeiro trimestre.

Ou seja, é visível que o avanço das práticas ilícitas no mercado vem se acelerando: contrabando, pirataria, contrafação, fraudes, subfaturamento, não cumprimento de regulamentos técnicos e sonegação, por exemplo, são atos que distorcem a concorrência e pervertem o ambiente de negócios.

Dessa forma, sabemos que o ato de registrar uma marca torna-se a única forma para protegê-la legalmente de cópias de produtos falsificados.

Além disso, o registro  junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garante os direitos de propriedade sob um lançamento de produto ou serviço. 

Por isso, vale ressaltar que o registro de marca não representa apenas de investir em ações criativas, mas também de se defender contra aqueles que querem lucrar através do uso indevido de um produto, lançamento ou ideia.

Nesse sentido, citamos a falsificação de produtos como uma das práticas mais nocivas às empresas, independente do nicho.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, indica que uma parte substancial do consumo e comércio mundial são transações de produtos falsificados.

Situações de falsificação de identidade nas redes sociais, sites fraudulentos, ocupação de marca registrada, pirataria de direitos autorais e roubo de patentes, envolvem tal tipo de crime.

Atualmente, já são mais de 15 milhões de consumidores protegidos pela Nofake.

Vale ressaltar que os prejuízos não são somente financeiros, como também sociais. Estima-se que a pirataria destrói 2 milhões de empregos formais no Brasil, empregos formais, legais e que garantem direitos e protegem diversos trabalhadores que preencherem essas vagas. 

Lembre-se que, além da pirataria, os dados sobre o mercado ilegal também incluem os de contrabando. Tais mercadorias de contrabandeados podem ser encontradas com muita facilidade em grandes comércios, e-commerces e em marketplaces, estendendo-se à pirataria digital

Conheça a Abióptica: milhões de consumidores protegidos

Como mencionamos, a Abióptica é a maior entidade do ramo óptico brasileiro, representando mais de 95% do mercado das marcas e grifes comercializadas no Brasil.

Fundada em 1997, o órgão tem por objetivo desenvolver o setor para alavancar a saúde e o bem estar visual dos brasileiros. 

Desde então, ganhou destaque e se consolidou no nicho a nível nacional e internacional por meio da articulação com toda a cadeia produtiva óptica, governo, entidades e sociedade. 

Eventos como Eyewear Fashion, Expo Abióptica e Opticon e Missão Abióptica fazem parte do calendário institucional da Abióptica, buscando alavancar o setor no país e seus profissionais.

a-abioptica-e-a-maior-entidade-do-ramo-óptico-brasileiro
A parceria da Abióptica com a Nofake visa combater a distribuição pulverizada de produtos falsificados no B2C em todo país.

Para ilustrar, os desafios enfrentados pelo órgão em 2019  houve uma perda de 10,1 bilhões de reais para o mercado ilegal, mas os prejuízos vão muito além: a nível social, deixamos de arrecadar de impostos, gerar empregos formais e principalmente, o produto falsificado pode causar sérios danos à saúde visual.

Abióptica divulga os números oficiais do setor óptico 2022

Recentemente, a Abiótica divulgou um mapeamento detalhado e exclusivo para os seus associados. O levantamento traz os dados referentes ao setor óptico de 2022.

Em entrevista à, a diretora executiva da Abióptica abordou sobre algumas informações que você pode conferir no site institucional da entidade: 

“Fechamos o ano de 2022 com faturamento de R$ 24,35 bilhões, no PDV, o setor óptico cresceu 11,17% em relação ao ano de 2021, relata a executiva.”

É importante frisar que o resultado de dezembro de 2022 apresentou crescimento de 6% em relação ao mesmo mês de 2021. 

Ou seja, o setor óptico demonstrou sua capacidade de recuperação e crescimento em uma conjuntura pós pandemia.

Agora, a entidade  promotora da Expo Óptica, maior feira de óptica da América Latina,  seguirá realizando a 19ª edição do Expo Center Norte em São Paulo, SP.

“Temos boas expectativas para a próxima edição da Expo Óptica, a planta está totalmente vendida e os expositores animados para mostrar seus lançamentos e novidades. Teremos uma edição com um novo olhar, inclusive tema da nossa campanha de 2023, e os visitantes encontrarão muitas oportunidades de negócios’’ revela a Ambra. 

Parceria com a Nofake: solução digital da proteção de marcas no setor óptico 

A parceria da Abióptica com a Nofake tem como missão e foco a proteção da cadeia óptica por meio do combate à distribuição pulverizada de produtos falsificados no B2C em todo país. 

Portanto, através de uma estratégia focada nos estabelecimentos de comércio ilegal, a Nofake complementa as ações já adotadas pela associação contra as distribuições em massa de produtos piratas e ilegais.

Uma das características inovadoras da atuação Nofake e Abióptica é que todos notificados têm a oportunidade de realizar o ajustamento de conduta, a partir da ciência da notificação extrajudicial. 

Porém, caso o(a) notificado(a) se recuse a ajustar conduta e permaneça comercializando produtos piratas, a Nofake e Abióptica seguirão com o devido processo legal. 

Siga a leitura para entender como funciona nosso processo.

Nofake: combate aos produtos falsificados no B2C no meio online

Como você pode ver, com o propósito de resguardar o legado das marcas e seus consumidores, a Nofake foi fundada com uma solução de base tecnológica, focada em combater em escala a venda de produtos falsificados online em todo o Brasil.

Atualmente, já são mais de 15 milhões de consumidores protegidos pela Nofake! 

Na prática, nossa empresa combate a pirataria e promove o mercado legal através da monitoração, supervisão e retirada de produtos contrafeitos do setor óptico brasileiro. 

Assim, atuamos em âmbito extrajudicial, notificando extrajudicialmente lojas que infringem os direitos dos consumidores e das marcas, desenvolvemos o trabalho de ajustar a conduta das empresas adequando-as às leis. 

Como foco em nossos clientes, conquistamos marcos históricos no setor óptico brasileiro segundo o FNCP. 

E, claro, com o apoio da Abiótica e seus associados às grandes marcas e grifes globais e nacionais atuantes na categoria, conquistamos marcos históricos no setor óptico brasileiro: 

  • + 400 marcas protegidas 
  • + 15.000.000 consumidores protegidos 
  • 90 Net Promoter Score 

Agora, você entenderá definitivamente como funcionam as notificações extrajudiciais da Nofake.

Recebi uma notificação extrajudicial e agora?

Geralmente, o recebimento de uma notificação extrajudicial é algo preocupante para a maioria das pessoas, tendo em vista que acabam se assustando com as informações expressas neste documento. Já foi o seu caso?

No entanto, apesar do receio de grande parcela da população, lembre-se que a notificação extrajudicial é utilizada na tentativa de resolver a situação em voga de forma amigável, sem a intervenção do poder judiciário.

Portanto, a primeira ação ao ser notificado é entrar em contato com a empresa para entender a situação de inadimplência e tomar as medidas legais para ajustamento de conduta, driblando possíveis transtornos. 

Lembre-se que a maioria das empresas e instituições financeiras optam pela notificação extrajudicial devido a sua economia a partir do momento que o problema pode ser resolvido de forma muito mais prática e econômica.

Se você foi notificado extrajudicialmente pela Nofake é porque cometeu alguma infração contra a propriedade industrial das marcas a qual representamos. E, claro, nossa equipe de especialistas estará disponível para solucionar as dúvidas e auxiliar na resolução do seu caso.

conheça-sobre-a-trajetória-da-abióptica-no-combate-a-pirataria
Clique aqui e acesse o guia completo para responder a uma notificação extrajudicial da Nofake em casos de pirataria e ilegalidade no setor óptico

Como procedimento padrão, recomendamos a formalização do acordo extrajudicial a fim de que não seja necessário ingressar com as medidas judiciais cabíveis.

Vale destacar que a mera exposição à venda de produtos contrafeitos já é tipificada como crime contra o registro de marca, além de que tal conduta ainda configura o crime de concorrência desleal, como prevê os artigos 190, I e 195, III, da Lei 9.276/96 que versa sobre a Propriedade Industrial

Art. 190. Comete crime contra registro de marca quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque:

I – produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada, de outrem, no todo ou em parte;

Art. 195. Comete crime de concorrência desleal quem: (…)

III – emprega meio fraudulento, para desviar, em proveito próprio ou alheio, clientela de outrem.”

Após entender do que se trata a notificação extrajudicial, siga as instruções abaixo: 

  1. Contate a Nofake por seus canais oficiais para soluções de conflitos extrajudiciais.

Para ligações use o telefone 0800 591 4775 todas as ligações são gratuitas e podem ser feitas por celular ou telefone fixo. O horário de atendimento na central telefônica é de segunda à sexta das 10h às 12h e 14h às 17h. Todas as ligações são gravadas. 

Para contatar a Nofake via correio eletrônico, o e-mail para contato é o extrajudicial@nofake.com.br, sendo respondido em até 48 horas úteis.

Para contato por mensagens instantâneas a Nofake possui uma central de atendimentos via WhatsApp no telefone 0800 591 4775. O horário de atendimento na central de atendimentos por mensagens instantâneas é de segunda à sexta de 9h horas até às 18:30h.

2. Após nos contatar informe o código da sua notificação extrajudicial:

Ele está no topo do documento, no canto superior direito. Somente com esse código nossa equipe de especialistas pode localizar seu caso no sistema e dar início às tratativas.

3. Em contato com nosso time de especialistas você dará início às tratativas

Para que sua situação seja regularizada é necessário realizar o ajustamento de conduta do seu estabelecimento (independentemente de ser uma loja física ou somente online).

Na Nofake, o ajustamento de conduta é formalizado através de um Instrumento de Direitos e Assunção de Compromisso, também conhecido como acordo extrajudicial.

Agora que você já conhece todo o procedimento para o ajustamento de conduta, pode dar início às tratativas, solucionando a situação de forma amigável, clique em um dos botões abaixo e contate nossa empresa agora mesmo. 

Escolha a melhor opção para o seu atendimento e clique botão abaixo: 

Nosso time de advogados especialistas está à disposição para lhe auxiliar.

[Integrar os 03 botões aqui]

H2: Mas, se você quiser realizar uma denúncia na Nofake… Veja o passo a passo:

Para alcançarmos o sucesso no combate à pirataria, a sua colaboração também é essencial.

Isso ocorre através das denúncias no site ou aplicativo da Nofake dos estabelecimentos que vendem produtos falsificados. O passo a passo é simples e rápido, confira agora: 

1° – Pelo site:

Acesse: https://nofake.com.br/denuncie-venda-de-produtos-falsificados/ 

2° – Pelo aplicativo:

Acesse: https://nofake.com.br/aplicativo-no-fake-combate-pirataria/ 

Ao realizar a denúncia, você precisa apenas informar o link da loja, o nome e quais marcas estão sendo comercializadas. 

A partir daí, todo o processo de investigação e condução do caso fica sob nossa responsabilidade. 

Acompanhe nosso blog

Conseguiu acompanhar conosco? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais da trajetória da Abióptica no segmento óptico brasileiro e entendido a tecnologia e solução digital da Nofake para avançar no combate à falsificação de produtos. 

Saiba mais sobre proteção de marcas e combate à pirataria acompanhando nosso blog. Semanalmente lançamos conteúdos exclusivos sobre notícias do setor. 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar: deixe nos comentários!

Para acompanhar outras informações, nos siga no Linkedin e no Instagram. 

BLOG

LEIA OUTRAS MATÉRIAS

Protegemos marcas e consumidores.

Conhece as nossas redes sociais?

Escritórios

Av. do Contorno, N° 6594 – Andares 7/16/17
Amadeus Business Tower
Savasi
Belo Horizonte – MG
CEP: 30.110-044

Av. Pres Juscelino Kubitschek, N° 1455 – Sala 41 e 25 VGS
Edifício JK 1455 
Jardim Paulista
São Paulo – SP
CEP: 04.543-011