Nofake

Como denunciar produto falsificado (pirataria)?

Aprenda como denunciar produtos falsificados na NOFAKE. Já comprou algum produto na internet pensando que era original e quando chegou era falso? Ficou sem saber o que fazer? Como denunciar produto falsificado? E por fim, acabou ficando com o produto mesmo sendo falsificado, pois não tinha outra alternativa? Uma situação péssima, não é? 

Agora você tem voz e pode denunciar a venda de produtos falsificados (óculos falsificado, perfume falsificado, camisas de time falsificadas, tênis falsificado, etc…), usando a NoFake, um aplicativo que combate a venda de produtos falsificados (réplicas, pirataria, falsificação, imitação, cópia).

Denunciar produto falsificado:

Sua denúncia é anônima, protegemos seus dados. Obrigado por nos ajudar no combate à pirataria!

Nesse artigo você terá um tutorial completo de como denunciar produto falsificado online no aplicativo:

  1. Como denunciar a venda de produtos falsificados na NoFake
  2. Comprei um produto falsificado, quais são meus direitos? O que fazer?
  3. Riscos de usar óculos falsificado.
  4. Perigos de brinquedos falsificados.
  5. Veja como comprar produtos originais. Quais são os sites seguros?
  6. Vender produtos falsificados (réplicas de marcas famosas) é crime?
  7. Entenda a diferença o que é réplica, falsificação e pirataria.
  8. Como denunciar produtos falsificados no Mercado Livre.
  9. Como denunciar produtos falsificados em redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube.

Como denunciar produtos falsificados na NoFake

Se você encontrou uma loja que venda produtos falsificados na internet ou comprou um produto e quando recebeu era falsificado, para denunciar é só seguir o passo a passo, você pode denunciar usando o computador ou celular. 

Como denunciar produto falsificado pelo celular

o nome da loja do Instagram, facebook ou site que você quer denunciar.

cole o link da loja do Instagram, facebook ou site da loja que você quer denunciar produto falsificado. 

caso você tenha, informe o Whatsapp da loja que você quer denunciar. Esse não é um campo obrigatório.   

é só selecionar as marcas que loja de produtos falsos que você quer denunciar está vendendo. 

deixe seu e-mail que vamos te informar do andamento da sua denuncia e depois clique em enviar, pronto agora você já aprendeu a denunciar produto falsificado na NoFake. PS: Fique tranquilo, seus dados são protegidos. 

Clique na imagem abaixo e veja o tutorial para denunciar produto falsificado em imagens.

Agora é só fazer uma denúncia, clique no botão abaixo e comece!

Os riscos de óculos falsificado

São muitos problemas que podem ser causados pelo uso de um óculos falsificado, por isso vários especialistas se pronunciam quando o assunto é esse. Além de não haver garantias de que existe a proteção UV necessária, esses óculos não cumprem com normas de segurança exigida pelos órgãos reguladores. Como resultado podem trazer riscos aos consumidores.

Segundo os especialistas, ao usar um óculos falsificado (óculos que não possuem garantia de proteção UV) você está tirando a proteção natural dos olhos contra o excesso de luz. Assim as luzes entram em quantidade maior, podendo provocar vários problemas na visão. 

Óculos falsificado também podem causar alergias, isso pelo fato de serem produzidos com materiais de péssima qualidade. 

A venda de óculos falsificado vem prejudicando cada vez mais não só o setor óptico, como também todo o mercado legal. São bilhões em prejuízos aos cofres públicos, ademais de milhares de empregos que deixam de ser gerados pela comercialização de produtos falsificados.

Mas talvez você tenha uma dúvida, como denunciar produto falsificado?

Aqui na NoFake você tem voz ativa e pode denunciar pirataria de todos os setores. Basta clicar aqui para denunciar óculos falsificado!

Perigos de brinquedos falsificados

É muito comum encontrar várias lojas vendendo produtos falsificados, principalmente brinquedos. Esses brinquedos oferecem muitos riscos para a saúde das nossas crianças, pelo simples fato de não terem sido testados e aprovados pelo inmetro. Por consequência os brinquedos falsificados podem soltar pedaços que podem causar sufocamento ou cortes por pedaços pontiagudos.

Fizemos um post em nosso blog falando com mais detalhes sobre Brinquedos Falsificados

No artigo você verá:

  • A função do Inmetro na regulamentação dos brinquedos. 
  • Perigos dos brinquedos falsificados.
  • O prejuízo da economia no setor de brinquedos.
  • As operações policiais e campanhas antipirataria.
  • Como denunciar pirataria.

Clique aqui para ler a matéria completa!

Como comprar produtos originais? Quais são os sites seguros?

Se tratando da compra de roupas, calçados, óculos, bolsas e acessórios de marcas famosas, o mercado da pirataria sempre que pode está de olho procurando oportunidades para falsificar os produtos e criar maneiras de te enganar, induzindo você ao erro na hora da compra. As desculpas são muitas, podemos fazer uma lista do “bla,bla,blá” que os falsificadores criam pra nos induzir a acreditar que são produtos com qualidade semelhante. Sabemos que isso não é verdade, e por isso criamos esse tutorial para te mostrar maneiras de efetuar uma compra segura de um produto original.

 

Primeira dica:

Lojas oficiais da marca:

Sempre que possível compre em uma loja oficial da marca que você procura, você pode comprar em uma loja física em sua cidade ou até mesmo no e-commerce da marca. Visto que com os avanços contínuos da internet comprar um produto original no site oficial da sua marca favorita ficou muito fácil, até mesmo em sites de grifes internacionais é possível comprar o produto e receber na sua casa. Essa sem dúvidas é a maneira mais segura a fim de comprar um produto original.
 

Segunda dica:

Lojas autorizadas pela marca:

Muitas marcas têm em seu modelo de negócio a possibilidade de permitir que lojas multimarcas revendam seus produtos de forma oficial. Essas lojas são conhecidas como “multimarcas autorizadas” pois as marcas oficiais autorizaram essas lojas a vender seus produtos. Os tipos de contratos variam podendo essa loja vender os produtos somente em determinadas regiões, por preços ou faixas de preço preestabelecidos e etc, com o fim de garantir a experiência da marca para todos os compradores. Dessa forma aqui vão algumas observações na hora de comprar um produto em lojas autorizadas:

  • Nem toda lojas que diz ser autorizada, é uma loja autorizada de verdade, então na hora de comprar sempre solicite a nota fiscalé seu direito como consumidor e dever da loja como empresa, além disso a nota fiscal te dá garantias em casos de troca por exemplo. E além do mais caso você desconfie que foi enganado, você pode entrar em contato com a marca, apresentar a nota fiscal da sua compra para saber se a loja realmente é autorizada pela marca a vender seus produtos. Nota fiscal sempre!
  • Algumas multimarcas são empresas gigantes como por exemplo a Centauro ou a Authentic Feet. Que sem dúvidas nos dão mais segurança na hora da compra.
 

Terceira dica:

Alguns marketplaces:

Se você ainda não sabe o que é marketplace, tenho certeza que você já ouviu falar de algum, quer ver? Conhece a NetShoes? Ou a Zattini, Kanui, Dafiti, Farfetch. A Lista é longa mas é bom ficar de olho e escolher bem na hora de comprar, então aqui vai um lista dos marketplaces que recomendamos a compra:

  • NetShoes 

  • Zattini 

  • Kanui

  • Dafiti 

  • Farfetch 

 
Para denunciar produto falsificado aqui na NoFake você pode clicar aqui

Vender produtos falsificados (réplicas de marcas famosas) é crime?

A venda de produtos falsificados é crime e tem pena prevista em lei. Como está no Art. 189 da LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996 que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial no Brasil, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. 

E se você está se perguntando, “Qual a pena para o crime de vender produtos de marcas famosas falsificados?” A pena é de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. Veja o trecho abaixo da lei Nº 9.279.

 Art. 184. Comete crime contra patente de invenção ou de modelo de utilidade quem:

I – exporta, vende, expõe ou oferece à venda, tem em estoque, oculta ou recebe, para utilização com fins econômicos, produto fabricado com violação de patente de invenção ou de modelo de utilidade, ou obtido por meio ou processo patenteado; ou

II – importa produto que seja objeto de patente de invenção ou de modelo de utilidade ou obtido por meio ou processo patenteado no País, para os fins previstos no inciso anterior, e que não tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular da patente ou com seu consentimento.

Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.

denunciar-produto-falsificado-vender-crime

Mas e vender réplicas de marcas famosas é crime?

Quando se trata de réplicas de marcas famosas, como camisas, tênis, óculos e etc, o que você precisa entender é que o produto não se torna uma réplica porque alguém assim o nomeou. Não é porque o vendedor disse que era uma “camisa Lacoste réplica” que ela se torna uma réplica. Por lei para ser uma réplica é necessário que o detentor do direito da marca autorize sua reprodução como tal. O que certamente não acontece com roupas de marcas famosas, afinal nenhuma marca famosa autoriza a reprodução do seu produto para fim comercial tal como é anunciado em lojas de produtos falsificados.

Em resumo, vender como “réplicas” (tênis, camisas e acessórios) de marcas famosas, é crime, pois esses produtos não são verdadeiramente “réplicas”, são falsificações como diz a lei.

Continue lendo e aprenda a diferença entre um produto réplica, falsificado e pirataria. Para denunciar produto falsificado, basta clicar aqui

Entenda a diferença o que é réplica, falsificação e pirataria.

Se você está começando um negócio ou quer comprar uma camisa, um tênis ou um produto qualquer da sua marca favorita, é muito importante saber a diferença entre réplica, falsificação e pirataria. Assim pode te tirar de alguns grandes problemas, tanto com a justiça, quanto com a sua própria saúde.

 
O que é réplica, falsificação e pirataria

Porque é importante saber a diferença entre réplica, falsificação e pirataria?

A resposta é simples dependendo do produto que você quer comprar ou vender. A comercialização é permitida ou não por lei – você pode estar cometendo um crime e ser responsabilizado por isso, caso seja uma contrafação – ele pode ou não trazer riscos a sua saúde. Dito isso, vamos ver as diferenças entre os temos segundo a lei brasileira, e onde os vendedores tentam te enganar.

 

O que é réplica?

Por lei, o termo “réplica” é usado para reproduções de produtos que são feitos com materiais mais baratos e qualidade inferior.


Veja esse exemplo
: Uma miniatura de uma Ferrari para colecionar pode ser vendida como uma réplica.

Ferrari miniatura réplica

Mas não para por ai, a parte mais importante se um produto é uma réplica ou falsificação é que um produto só pode ser considerado uma réplica se sua produção for autorizada pelo fabricante do produto original. Se não, é uma falsificação.

Mas a parte que não te contam é que nenhuma marca do setor de vestuário e calçados autoriza a reprodução dos seus produtos para serem vendidas como réplicas portando quando você ver um anúncio em algum site, loja do instagram, facebook ou um vendedor te oferecendo uma camisa, tênis, óculos de uma marca famosa “réplica” não se engane, não é uma réplica, é uma falsificação

Ficou alguma dúvida? Pra resumir, não existe réplica de calçados, vestuários e acessórios de marcas famosas nesse caso é uma falsificação. E você pode denunciar produto falsificado aqui na NoFake. 

O que é falsificação?

Falsificação é toda e qualquer reprodução de um produto sem a autorização expressa do detentor dos direitos propriedade intelectual. E a pena por lei é a detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

No caso da falsificação reprodução ela pode ser total, quando por exemplo alguém produz uma camisa polo Lacoste com o objetivo de auferir lucro, ou parcial, quando alguém usa parte do logo de uma marca famosa em seu próprio logo para criar uma associação de nomes ou até mesmo confundir você consumidor a usar o serviço ou produto.

A palavra autorização, faz toda diferença aqui, porque se um produto tem a autorização da marca detentora dos direitos da propriedade intelectual para ser reproduzido ele é uma réplica, agora, se um produto NÃO tem a autorização da marcaele é uma falsificação.

O que é pirataria?

Pirataria são produtos contrafeitos online. Por exemplo jogos, filmes e series piratas.

Para denunciar produto falsificado, clique no botão abaixo!